O Sertão vira um mar de películas


A 12° edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões será uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro, e trará as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico.

O público terá a oportunidade de ver o longa-metragem Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, do Rio de Janeiro, do diretor Eduardo Ades e Marcus Fernando, que traz o universo do Anjo Torto para as telas do cinema nacional, e diz-nos das possibilidades de inovar o cinema, o filme conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e do Governo do Estado do Piauí.

Outros longas-metragens que farão parte do Encontro Nacional de Cinema são: Bye Bye Jaqueline, do Paraná, A Repartição do Tempo, de Brasília, A Fera na Selva, do Rio Janeiro, e Divinas Divas, também do Rio de Janeiro.

O público poderá conferir os curtas-metragens documentários: O Elo Perdido, do estado de São Paulo, que abrirá o Encontro no dia 08/11; depois virão os filmes: Cabelo Bom, do Rio de Janeiro, Antes da chuva, de São Paulo, Cine Rio Branco, da Bahia, e o filme Maria, do Amazonas.

Vampiros é um filme de Filipi Silveira, que abre a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Ficção, produzido no Mato Grosso do Sul, depois virão nós dias seguintes os filmes: Roleta Russa em Trânsito, do Piauí, Diamante, O Bailarina, de São Paulo, Intocável, do Goiás, e Através de Ti, do Rio Grande do Sul.

As animações: Uma Aventura na Caatinga, da Paraíba, No Caminho da Escola, do Espírito Santo, A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina, do Rio Grande do Sul, O Violeiro Fantasma, do Goiás; e, Meu Vaqueirão, do Piauí.

O Piauí estará bem representado este ano, com mais cinco filmes que farão parte da Mostra Competitiva de curtas-metragens documentários “Piauí na Tela”, com as produções: Reação do Gueto, Estado da Arte (Adriano Abreu), Mistérios e Encantos da Cidade de Pedra, Além das Barracas, Mosaico de Memórias, Na Feira Livre de Picos e Galeria Rua.

O público também poderá conferir a programação paralela do Piauí Mix, com os músicos e bandas: Nilton Veloso, Retrohard, Rosinha Amorim, Maurício e Banda e Ícaro e Avelã. Sempre no Cineteatro Maria Bonita, após as exibições dos filmes.

E para os que pretendem investir na própria formação, o Encontro dos Sertões oferecerá gratuitamente oficinas, palestras e workshop, de 09 a 11 de novembro, com temas: Direção, Direção de Arte e Produção, ministrante Fabi Penna; Animação, ministrante – Jackson Abacatu e Workshop de Roteiro, ministrante Paulo Betty.

O 12° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões será realizado de 08 a 12 de novembro, na cidade de Floriano/PI. É uma realização da Escalet Produções Cinematográficas. Patrocínio do Laboratório Sobral, Ferronorte, Credshop, Sistema de Incentivo Estadual à Cultura/SIEC, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/SECULT, Governo do Estado do Piauí.
         
Serviços:
www.cinemadossertoes.com
escaletproducoes@yahoo.com.br
(89) 99419-1989
Cineteatro Cidade Cenográfica
Rodovia PI 05, 2747
Bairro: Santa Rita
Floriano/PI

Comentários