Mostra Cinema Conquista apresenta mais de 45 filmes na Bahia


Em sua 12ª edição, a Mostra Cinema Conquista se estabelece, mais uma vez, como espaço privilegiado de público para ver, ouvir e falar de cinema. O evento, que neste ano acontece de 19 a 24 de novembro, hoje é um marco significativo de uma história de vivências cinematográficas em Vitória da Conquista, iniciada há mais de um século, em 1912, contribuindo para a percepção da linguagem audiovisual como um meio criativo que possibilita reflexões sobre a vida e arte.

A abertura da programação contará com a exibição do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal. O longa conta a história da primeira geração de artistas transformistas do Brasil, que, nos anos 70, testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. Outra personalidade confirmada nesta edição é o jornalista Paulo Markun, o antigo apresentador do programa Roda Viva, que participará de uma conferência sobre Audiovisual.

Durante a programação serão apresentados mais de 45 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens. Nesta edição, as exibições serão realizadas no Auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/Escola Normal), no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade, e nas tendas itinerantes que percorrerão escolas municipais em diversos distritos da cidade.

Nesta edição, a Mostra Cinema Conquista também homenageia o cineasta baiano Tuna Espinheira, pela sua inestimável contribuição com trabalhos deixados ao longo dos seus 44 anos dedicados ao cinema. Nascido em Salvador, Espinheira passou parte de sua infância e início da adolescência na cidade de Poções e faleceu em 2015. Sua vida e obra serão retratadas por meio de uma exposição, assinada pelos artistas Vinícius Gil (Purki) e Carlos Rizério. A programação completa está disponível no site http://mostracinemaconquista.com.br/ .

A Mostra Cinema Conquista – Ano 12 

É uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e do Governo da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, através das secretarias da Fazenda (SefazBA) e de Cultura (SecultBA), apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB) e Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB). O evento tem ainda o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (SURTE) e Schin.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) 

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Comentários