Bumba-meu-boi de Orquestra


Do sotaques de bumba meu boi é o que possui o maior número de grupos. Hoje, há pelo menos um em cada bairro de São Luís, por isso é o mais visto nas programações dos arraiais da capital. O sotaque de orquestra, elogiado por alguns e criticado por outros tem se afastado das tradicionais características tendo em vista principalmente o interesse econômico.

Tem-se que o sotaque é oriundo da região do Munim, mais especificamente, na cidade de Rosário. Conta-se que um grupo de músicos que foi tocar durante o festejo de Nossa senhora do Rosário na cidade decidiu ficar um pouco mais na festa para ver a apresentação de um grupo do sotaque de Zabumba. Empolgados com a batida cadenciada, os músicos se juntaram ao grupo levando seus instrumentos de sopro, surgindo aí o novo sotaque.



Com essa nova influência, o bumba meu boi de Orquestra incorpora o acompanhamento de instrumentos de sopro e de corda, como o saxofone, clarinete, piston e banjo, o que deixa as toadas menos pesadas e mais aceleradas. O ritmo permite o desenvolvimento coreografias diversificadas. O sonoridade também interfere na indumentária do sotaque. Veste bem mais elaboradas e coloridas deixam os grupos com estética mais atraente, principalmente para os turistas.

O cordão do sotaque de Orquestra é formado por brincantes trajados com peitilho e saiote bordados ricamente com miçangas e canutilhos, chapéu enfeitada com fitas coloridas e/ou com canutilhos no estilo gaiola. Já as índias usam as indumentárias mais caras, com penas de faisão, pavão ou outras aves.



Segundo o dossiê descritivo do Bumba Meu Boi, elaborado pelo IPHAN, “recentemente, observa-se que os grupos de Orquestra têm sido os mais susceptíveis a mudanças. São exemplares as seleções das índias, as inovações dos arranjos da cabeça e a estética das vestes. As índias, por exemplo, são escolhidas de acordo com critérios de estatura, cor de pele e atributos corporais. A presença recente de homens vestidos de índios vem atraindo o público, sobretudo o feminino”. Essa carnavalização do bumba meu boi tem conquistado um grande público, talvez muito mais interessado em ver mulheres e homens bonitos do que na manifestação folclórica propriamente dita.




Entre grupos de bumba meu boi do sotaque de orquestra estão Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Rosário, Boi Brilho da Ilha, Boi de Morros, Boi Novilho Branco, entre outros.




Comentários